A Escola de Educação Básica Engenheiro Sebastião Toledo dos Santos, da rede pública estadual, foi criada pelo Decreto nº 203/73, de 14/05/1973 e inaugurada em 14.05.73. Iniciou suas atividades com a denominação popular de '' COLEGIÃO''; na época, o seguindo maior colégio do Estado de Santa Catarina; hoje, está entre os maiores do Estado. Recebeu a sigla STS em seus uniformes e permanece como marca e denominação desta instituição de ensino.
Em princípio, seu nome foi Conjunto Educacional Eng°. Sebastião Toledo dos Santos e atendia á clientela do curso noturno, da Escola Normal ''Dep. Antônio Guglielmi Sobrinho'', que funcionava na Escola São Cristóvão. Na época , o hoje Ensino Médio era Ensino Profissionalizante, e funcionava sob as exigências da lei 5692. A escola formava alunos em Transações Imobiliárias, Crédito e Finanças, Magistério (este último, até hoje)... Hoje, além dos estudantes do Magistério, o STS tem, aproximadamente, 2.000 alunos no Ensino Médio regular.
Por pertencer á rede estadual de ensino, não cobra mensalidade e se mantém com recursos do governo e atividades desenvolvidas pelo próprio corpo docente, que possui também suas características particulares de luta permanente pela classe dos professores e melhoria de ensino, contando sempre com o apoio de pais e alunos, preocupados com a educação gratuita e de qualidade.
O STS possui em seu quadro docente, mais de 90% de professores pós-graduados nas áreas em que atuam, com formação especifica, sendo que alguns deles ainda possuem mestrado e doutorado, os quais também atuam alguns deles ainda possuem mestrado e doutorado, os quais também atuam em outras escolas da região, universidades e faculdades da região carbonífera.
A escola está situada no Bairro Comerciário, próximo ao Terminal viário Central, ao lado do Estádio Heriberto Hulse, onde acontecem os jogos do Criciúma Esporte Clube.
Rogério Emílio Daminelli
Alaíde Mariano Nesi
Marilda da Silva Naspolini
Léa de Almeida Conti
Salute Lúcia Minotto Izidório
Dirlene Inocente Dario Volpato
José Araújo
Maria Selíria Zanatta Salvador
Antônio Fernandes Izidório
Júlia Seulede Freitas Búrigo
Aristides Malfioletti Bordignon
Juraci Brocca
Aloncio Alves Cechinel